Uma região metropolitana ou área metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou, às vezes, duas ou até mais) grande cidade central (uma metrópole), e sua zona adjacente de influência. Geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas, uma grande área urbanizada formada pela cidade núcleo e cidades adjacentes, formando uma conurbação, a qual faz com que as cidades percam seus limites físicos entre si, formando uma imensa metrópole, que na qual o centro está localizado na cidade central, normalmente aquela que da nome à região metropolitana.
A Região Metropolitana de Salvador, também conhecida como Grande Salvador e pelo acrônimo RMS, foi instituída pela Lei Complementar Federal número 14, de 8 de junho de 1973. Com 3 574 804 habitantes, é a terceira região metropolitana mais populosa do Nordeste brasileiro, a sétima do Brasil e a 109ª do mundo.
Compreende os municípios de Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.
Sua área de influência abrange os estados da Bahia e Sergipe, além de parte dos estados de Alagoas, Pernambuco e Piauí.
Destacam-se na região metropolitana as atividades industriais do Pólo Petroquímico de Camaçari e do Centro Industrial de Aratu, além das atividades relacionadas ao turismo e o comércio. Segundo o IBGE, em 2008, seu produto interno bruto era de R$ 60 613 877 173 e a renda per capita era de R$ 15 952,75.
A região conta ainda com o Aeroporto Internacional de Salvador e os portos de Salvador e de Aratu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário