segunda-feira, 16 de maio de 2011

Português: Bernado Guimarães

Filho de João Joaquim da Silva Guimarães, também poeta, e de Constança Beatriz de Oliveira Guimarães,nascido em Ouro Preto.Dos quatro aos 16 anos viveu em Uberaba e Campo Belo, onde aprendeu as primeiras letras. Antes dos 17 estava de volta a Ouro Preto, fazendo o preparatório para o curso de direito.
Matriculou-se, em 1847, na Faculdade de Direito de São Paulo, onde se tornou amigo íntimo e inseparável de Álvares de Azevedo e Aureliano Lessa, com os quais chegou a projetar a publicação de uma obra que se chamaria "Três Liras". Com outros estudantes, os três fundaram também a "Sociedade Epicuréia", que pretendia reproduzir a boêmia byroniana no ambiente provinciano de São Paulo da época.
Na época em que participou da criação da Sociedade Epicureia, Bernardo Guimarães teria introduzido no Brasil o bestialógico, que se tratava de poesia cujos versos não tinham nenhum sentido.
A maior parte dessa poesia não foi publicada porque era considerada pornográfica, e se perdeu.O seu livro mais conhecido é A Escrava Isaura.
Foi publicado pela primeira vez em 1875, pela Garnier. Conta as agruras de uma bela escrava branca que vivia em uma fazenda do Vale do Paraíba, na região fluminense de Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário