sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Historia: O Império Bizantino

História e Cultura do Império Romano do Oriente, Bizâncio, Constantinopla, arquitetura bizantina, arte bizantina, os mosaicos bizantinos, imperadores bizantinos, catolicismo ortodoxo no Império Bizantino
No século IV o Império Romano dava sinais claros da queda de seu poder no ocidente, principalmente em função da invasão dos bárbaros (povos germânicos) através de suas fronteiras. Diante disso, o Imperador Constantino transferiu a capital do Império Romano para a cidade oriental de Bizâncio, que passou a ser chamada de Constantinopla. Esta mudança, ao mesmo tempo em que significava a queda do poder no ocidente, tinha o seu lado positivo, pois a localização de Constantinopla, entre o mar Negro e o mar Mármara, facilitava muito o comércio na região, fato que favoreceu enormemente a restauração da cidade, transformando-a em uma Nova Roma.

Características Econômicas e Políticas

- Imperador Constantino: foi o responsável pela transferência da capital do Império Romano para Constantinopla, após a invasão dos povos bárbaros no século IV.
- Capital = Constantinopla (atual Istambul na Turquia)
-- Império tinha muita riqueza, comércio avançado e bem desenvolvido, vida urbana intensa, população elevada, principalmente nas grandes cidades como, por exemplo, Constantinopla
- Poder Centralizado = Imperador controlava economia, política e sociedade em geral

Sociedade e Religião

- Igreja Católica Ortodoxa: comandada por um Patriarca (equivalente ao papa da Igreja Católica Romana)
- Sociedade Hierarquizada (em camadas sociais com pouca mobilidade) : Imperador e sua família, assessores do imperador, alto clero, elite (grandes proprietários rurais, grandes comerciantes), camada média (pequenos comerciantes, artesãos, baixo clero), camada pobre formada por camponeses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário